quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O PSDB em quatro momentos da minha vida (para entender porque nunca, jamais, irei votar neles)

Primeiro momento - Plano Real.

Começo com a memória de minha mãe conseguindo comprar uma máquina de lavar roupa com a tal da tablita. Nestas horas da noite que escrevo, não me lembro exatamente que ano foi, mas creio que seja no plano Collor, na transição de moedas.

Interessante olhar para minha casa hoje, somos, eu e minha esposa, professores, e temos todo tipo de eletrodomésticos e outros confortos.

Não consigo entender hoje porque era tão difícil naquela época adquirir alguns bens de consumo.

Bom, mas o post é sobre o plano real e sobre como o PSDB costuma administrar seus governos.

Em 1995, primeiro ano do plano real, obra do FHC (ou não, como diria Itamar Franco), consegui fazer um intercâmbio para os EUA no meu segundo ano do colegial.

Meu pai até tinha dinheiro para pagar por tudo, mas me fez buscar recursos, ele pagou apenas as taxas da operadora de intercâmbio, todo o resto teria de ficar por minha conta.

Para poder ir tomei duas atitudes, primeiro, mudei de turno na escola, passei a estudar a tarde para poder ter desconto de 40% da mensalidade. Segundo, vendi um Fiat 147, que era de uma doação que meu pai fizera para todos os filhos após vender um sítio. Apenas um pequeno detalhe, naquele ano eu completei 18 anos....

Voltando ao plano real. Naquela época, havia uma certa mágica no ar. A inflação estava controlada, os preços das mercadorias eram mais fáceis de se saber exatamente quanto custavam, e o dólar custava R$ 1,09! Já pensou? Dólar quase um por um? Pois é, não foi exatamente uma festa.

Paguei pela passagem e guardei um pouco para comprar um contra baixo por lá.

Fora esse instrumento, não tive tanta facilidade assim de adquirir qualquer bem de consumo.

Meu contrabaixo poderia custar apenas mil dólares - ou mil reais - , mas minha mãe ganhava somente R$ 800,00. Então, significa que, apesar do preço mais acessível, o instrumento que eu tanto queria custava mais do que minha mãe, professora, ganhava em um mês!

Não trouxe muitas outras coisas de lá, a não ser vários CDs...


Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário